A educação de Itapetinga foi destaque no sudoeste baiano mais uma vez. No último fim de semana, 26 alunos do Laboratório de Robótica do Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão fizeram parte do AniCon, em Vitória da Conquista.
No dia 24, os jovens participaram do Concurso Cultural Leve seu Robô, que tem como objetivo, incentivar o desenvolvimento de projetos e a construção de protótipos com o uso de materiais recicláveis. Após a apresentação e avaliação dos projetos, Itapetinga ocupou todos os lugares do pódio.
As jovens, Laís, Ester, Júlia e Jade ficaram em terceiro lugar com a criação da Girafa Zatti, um protótipo capaz de ajudar empreendedoras que tenham pequenas hortas a identificar irrigação e umidade do solo para adequar o plantio das plantas às suas necessidades.
Em segundo lugar ficaram Lavínia, Nicolle e Anne Victoria com a apresentação do seu semáforo educativo, que ensina crianças e pessoas com dificuldade de entender a sinalização. Além disso, suas cores e braços robóticos ajudam o aprendizado de crianças autistas.
Com o objetivo de visitar outros planetas e coletar materiais para estudos, o Robô futurístico Wall-e, criado por Davy, João Pedro e Sthefani, conquistou o primeiro lugar.
“Para nós, o resultado da participação dos nossos alunos no maior evento de cultura Pop e Oriental da região é a comprovação do trabalho sério e dedicado que estamos realizando. A robótica tem tomado espaço em todas as áreas e uma educação que quer formar cidadãos para o futuro não pode ignorá-la. A rede municipal voltou para casa cheia de orgulho por nossos alunos e eles, ainda mais motivados, sabendo que podem alçar voos cada vez maiores e futuros ainda melhores”, disse o secretário de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana.