ITAPETINGA: PLENÁRIA DE CULTURA OUVIU CLASSE ARTÍSTICA DO MUNICÍPIO

ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO

Aconteceu na noite de quinta-feira, 26/01, no Salão Nobre do Rotary Clube, a primeira Plenária de Cultura de 2023, de Itapetinga, quando artistas, produtores e técnicos culturais, entidades e instituições se fizeram presentes e discutiram os rumos da cultura no Município.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana, abriu o evento falando sobre a Lei de criação da nova secretaria, que vincula a cultura à educação e apresentou o Assessor Especial de Políticas Culturais, Maurício Gohmes, como o novo dirigente municipal de cultura, que o estará assessorando nos assuntos e ações relacionados às políticas culturais do município. Também se fez presente Taline Sá,  responsável pela Biblioteca Municipal de Itapetinga, que integra esse projeto de expansão das ações culturais da cidade.

Na oportunidade Maurício Gohmes apresentou o calendário cultural de 2023, enfatizando que a lei que cria o Conselho Municipal de Políticas Culturais será alterada por uma nova lei, elaborado pelo Coletivo Cultural e que tão logo a Câmara Municipal retorne do recesso parlamentar, esse projeto será encaminhado pelo executivo ao legislativo municipal. O secretário Fabio Viana reafirmou o compromisso da secretaria na execução das políticas públicas de cultura e logo após o plenário foi ouvido por representantes de segmentos culturais e artistas individuais, cujas aspirações e demandas foram anotadas pelo secretário com a garantia de se analisar pormenorizadamente cada uma delas, dando as respostas aos coletivos interessados.

Num diálogo aberto, tranquilo e proveitoso, a Primeira Plenária de Cultura de Itapetinga aproximou poder público e a classe artística de Itapetinga.