HAVERÁ O SÃO JOÃO DE ITAPETINGA?
Não, não haverá São João em Itapetinga.
Esta não é uma afirmação da administração municipal, mesmo porque não tenho procuração para falar em nome dela.
Mas, ao longo de anos sendo um dos organizadores do São João em nossa cidade posso afirmar categoricamente que as chances do evento ser realizado este ano são mínimas.
Uma festa grande e de estrutura monumental com é o São João não é organizada na semana do evento. São necessários ao menos dois meses para que se elabore o projeto, se defina prazos e valores dos produtos e serviços a serem licitados, se proceda as licitações e respectivas contratações de bens e serviços. As atrações musicais devem ser “garimpadas” muito antes e no contrato fica o compromisso do contratante arcar com 50% do valor do cachê, caso o evento não aconteça.
Os artistas que estão com seus shows parados por conta da quarentena vão “descontar” os atrasados no aumento do valor do cachê. A prefeitura só tem abril e maio para definir a festa. Mas, e aí, o prefeito irá fazer compromisso sem ter a garantia de que o evento será realizado e assim ficar apenas com o prejuízo? Há uma grande possibilidade de os órgãos de saúde barrarem qualquer evento de aglomeração em grande escala.
Uma prefeitura municipal não faz um São João apenas com recursos municipais. São muitos os parceiros, dentre eles órgãos estadual e federal, além do comércio local, que após esse período não terá condições de cooperar na medida que será necessário. As receitas do País, do Estado e do Município serão afetadas por esse longo período de confinamento. Não será prudente arcar com essa despesa sem ter nem mesmo a certeza de que se poderá realizar a Festa.
É a partir deste prognóstico que eu, modestamente, posso afirmar que não haverá o tradicional São João de Itapetinga e nem o de tantos outros municípios da Região Nordeste. Vamos aguardar pra ver, ou não ver…
Por Maurício Gohmes