ITORORÓ-SUDOESTE BAIANO
“os ocupantes de cargos no governo que estão sob a minha batuta, a esses eu não vou pedir, esses têm a obrigação de acompanhar a minha posição, porque são os cargos que estão sob a minha responsabilidade”.
Rosemberg Pinto/PT
Em entrevista concedida a um programa de radio em Itororó, o deputado Rosenberg Pinto/PT ameaçou os ocupantes e cargos no governo do Estado de serem exonerados caso não votem no candidato a prefeito apoiado pelo governador Rui Costa.
A polêmica se deu pelo fato de o candidato do PC do B, Rubinho Cordeiro, e a sua candidata a vice-prefeita Cati Paraízo, do PT, desistirem da candidatura e apoiarem o candidato do DEM, Jônatas Lisboa, que é oposição ao governo estadual.
Ao ameaçar os ocupantes de cargos estaduais Rosenberg Pinto manda um recado explícito ao ex-prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, que tem cargo de confiança na ACAR, órgão estadual e, sob pressão, disse que votaria em branco no pleito deste ano, além de estender essa ameaça a outros “apoiadores”.
Segundo a legislação eleitoral NINGUÉM DEVE SER COAGIDO A VOTAR em qualquer candidato sob ameaça de perder vantagens. Isso configura a captação ilícita do sufrágio universal. O que o deputado disse em público, através de uma emissora de rádio de sua propriedade é um crime eleitoral, passivo de representação.
Por Maurício Gohmes