Salvador-BA: Pesquisa confirma segundo turno entre Bruno Reis e Cézar Leite.

A medida em que vai se aproximando o dia da votação, a percepção do eleitor soteropolitano vai se afunilando e o cenário eleitoral vai ficando cada vez mais claro. Isso pode ser confirmado nos dados da mais recente pesquisa realizada para avaliar as projeções dos números da corrida eleitoral da capital baiana. Em Salvador já está definido: vai ter segundo turno, confirma os números.

Na pesquisa estimulada, o percentual de eleitores indecisos (5,3%) agora é muito menor do que os divulgados nas pesquisas anteriores.
A distância entre o candidato Bruno Reis, que está em primeiro lugar com 37,2%, em relação ao candidato Cézar Leite (15,5%), que está em segundo lugar, é de cerca de 22 pontos percentuais, o que projeta o segundo turno com a presença do candidato do DEM já completamente assegurada. Correndo por fora, mas quase empatando com Cézar Leite, dentro da margem de erro de três pontos, aparece em terceiro lugar a petista Major Denice, que crava 12,0% das intenções de votos. Em quarto lugar, o Pastor Sargento Isidorio chega a 8,8%. Na quinta colocação, Olívia Santana fica com 6,1%. Barcelar crava 4,0%. Hilton Coelho fica com 3,0%. Rodrigo Pereira e Celsinho Cotrim aparecem nas últimas colocações, com 1,4% e 1,1% das intenções cada um.

Diante desse cenário, a verdadeira disputa vai ser mesmo para determinar quem irá para o segundo turno com o candidato Bruno Reis. Segundo analistas, Cézar Leite leva vantagem sobre a candidata Major Denice, por algumas razões. O único candidato apoiado pelo Presidente Jair Bolsonaro demonstra crescimento sólido em relação às projeções anteriores e provavelmente estará no segundo turno porque na reta final deve continuar aumentando a pontuação em relação às demais pesquisas, na medida em que é o natural herdeiro dos votos de parcela do eleitorado que se identifica com ideias mais à “direita”. De outro lado, Major Denice parece ter se estabilizado e não deve mais crescer, mesmo com o apoio do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa, que intensificarem ações em prol da correligionária, na última semana.

O crescimento do candidato Cézar Leite pode ser explicado, ainda, pelo número de descontentes na cidade com as medidas consideradas “excessivas” por parte da gestão da Prefeitura Municipal, durante o período de quarentena, que fizeram também com que a aprovação do Presidente da República ascendesse sobremaneira nos últimos meses, refletindo no aumento de apoio ao candidato direitista, que solitariamente vem fazendo um discurso de oposição contra as medidas de restrição adotadas pela prefeitura e pelo governo do estado. Cézar Leite, único candidato apoiado diretamente pelo Presidente Bolsonaro manteve forte discurso de oposição à parceria de Rui Costa e ACM Neto, que uniram PT e DEM, na Bahia, para fazer forte oposição ao governo federal. Cézar Leite, ao contrário do prefeito e do governador, mas seguindo o presidente, apoiou o tratamento precoce com a cloroquina, defendeu a ampla abertura do comércio e se posicionou contra todas as demais medidas de restrição, como exemplo a retirada de banhistas nas praias da cidade. Além disso, as bandeiras defendidas pelo candidato conservador, que é a favor da família, da pátria e contra o aborto reforçam a interpretação de que naturalmente é herdeiro dos votos de quem apoia Bolsonaro.

A pesquisa também avaliou a aprovação da gestão do Prefeito ACM Neto, tendo apontado queda vertiginosa em relação ao números divulgados por outros institutos.

O levantamento para consumo interno não foi registrado no TRE e provavelmente foi encomendado por alguma das coligações na disputa, que não teve interesse na divulgação dos números, mas foi tornado público após vazamento no aplicativo WhatsApp.

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 a 10 de novembro, tendo uma amostra de 1.038 eleitores, a partir dos 16 anos, de ambos os sexos.

FONTE:UNIVERSONOTICIAS