ITAPETINGA: CANDIDATURA DE RODRIGO HAGGE PARA DEPUTADO É IMPROVÁVEL

ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO

Rodrigo Hagge/MDB, prefeito de Itapetinga

Tem sido alardeada uma possível candidatura a deputado estadual do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge/MDB, bem como a possibilidade de o mesmo vir a ser candidato a vice numa provável chapa ao governo do Estado, encabeçada por ACM Neto.

Tudo não passa de mera especulação. Não que o atual prefeito de Itapetinga não disponha de cabedal político para tal, mas a sua jovialidade e sua perspicaz habilidade política lhe dão coerência suficiente para não tomar decisão precipitada, vide o jovem ACM Neto que, mesmo sendo o melhor nome para a disputa ao governo estadual em 2018, preferiu colocar um “bode expiatório” para disputar em seu lugar, sabedor que era das reais chances de reeleição do atual governador.

Rodrigo Hagge está com apenas 31 anos de idade e já exerce seu segundo mandato de prefeito de uma das mais importantes cidades do Sudoeste baiano. Só para lembrar, quem exerce cargo executivo tem que renunciar para candidatar-se para outro cargo eletivo. Rodrigo lançando-se candidato a deputado pode vir a ser eleito, como pode não sê-lo.

Sendo ou não eleito, quem estaria no comando da Prefeitura seria o seu vice, Renan Pereira, do Democratas, e aí analisamos três hipóteses:

Hipótese 1: Rodrigo Hagge eleito deputado estadual pelo MDB e ACM Neto eleito governador pelo DEM, quem o governador ACM Neto apoiaria para prefeito nas eleições municipais de 2024, o candidato de Rodrigo ou a reeleição de Renan Pereira, do DEM, que, nos dois anos anteriores mostraria serviço à frente do executivo? E, Rodrigo Hagge deputado buscaria recursos e obras para Itapetinga para “irrigar” a candidatura à reeleição de Renan Pereira ou cruzaria os baços e ficaria como um ”traidor” dos votos que recebera da população? Esse seria um dilema.

Hipótese 2: E se Rodrigo Hagge não fosse eleito deputado, ACM Neto eleito governador e Renan Pereira reeleito prefeito em 2024, com o apoio de Neto, governador do seu partido? Isso significa que Rodrigo Hagge ficaria por seis anos fora do governo municipal e enterraria a sua tão promissora carreira política.

Hipótese 3: E se nem ACM Neto e nem Rodrigo Hagge se elegessem? É evidente que Renan Pereira assumiria o comando político,  renovaria as forças do DEM no município e montaria um grupo com chances reais de reconduzí-lo ao poder, em 2024.

Mas como eu disse, essas são meras hipóteses e o cenário político a partir de 2023 pode ser totalmente adverso a elas, afinal, não temos bola de cristal, mas do meu ponto de vista o prefeito de Itapetinga não tem por que se empolgar ou se precipitar, pois o mesmo é jovem, tem carisma e cabedal político e  já demonstrou habilidade e perspicácia na condução, tanto institucional quanto política, à frente do Município. Por outro lado, cumprir o seu mandato lhe dará “moral” junto ao povo de sua terra. Michel Hagge, por exemplo, nunca renunciou a um mandato de prefeito para concorrer à eleição de deputado. Nas vezes em que entrou na disputa, estava fora do poder municipal.

O título da matéria diz que a candidatura de Rodrigo Hagge a deputado é IMPROVÁVEL, mas não IMPOSSÍVEL, pois quem decide sobre isso é o jovem prefeito e o seu grupo político. Essa é apenas uma simples e resumida análise deste singelo editor.

Por Maurício Gohmes