Após dois anos suspenso por conta da pandemia de Covid-19, o Programa Saúde na Escola segue levando serviços e informação às comunidades escolares municipais.
Na última semana, o grupo esteve nas escolas para falar sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypt e as doenças que ele transmite como dengue, zika e chicungunya. Agora, o grupo do PSE volta às escolas para oferecer saúde bucal aos alunos.
Para concretizar a ação, a Secretaria de Educação adquiriu cinco mil kits contendo creme dental, escova e fio dental e a secretaria de saúde enviou o odontomóvel para as unidades.
Nesta quarta-feira, 06, as atividades foram iniciadas na Escola Infantil Primeiros Passos. Conduzida pela odontóloga Sandra Amorim e pela Auxiliar em Saúde Bucal, Márcia Bispo, a programação contou com palestras, aplicação de flúor, distribuição dos kits e tratamento para controle da cárie.
Para a coordenadora de Saúde Bucal do município, Drª Rosane Figueira Mendes, essa é uma parceria vitoriosa “um trabalho de excelência que, além de fazer prevenção da cárie com aplicação do flúor, faz a parte curativa do tratamento e leva conhecimento às crianças”.
O PSE tem como objetivo, a formação integral dos estudantes por meio da prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
De acordo com o secretário de Educação, Geraldo Trindade, todas as ações voltadas para o bem-estar da população serão prioridade. “Estamos aqui para dar a nossa parcela de contribuição. Precisamos conscientizar os nossos estudantes da importância da prevenção e auxilia-los na correção dos problemas”, afirmou o secretário.