O Blog FALA MEU ILUSTRE presta homengaem a outro grande nome da política local, o ex-preeito José Otávio Curvelo, que hoje completa 82 anos de vida e toda ela dedicada à medicina e à política em Itapetinga, desde que aqui chegou como médico recém formado. Segue trecho do livro “ITAPETINGA, QUERO TE CONHECER” de Maurício Gohmes:
Filho de Otávio José Curvelo e de Dona Jusmerina Duarte Curvelo, José Otávio Curvelo nasceu no dia 06 de dezembro do ano de 1940, na cidade de Poções-Ba. Veio a Itapetinga para clinicar e aqui se estabeleceu como um médico de muita competência. Casou-se com Dona Evanete Amorim Curvelo.
Nas eleições de 1992, José Otávio Curvelo, com o apoio do prefeito José Marcos Gusmão, candidatou-se ao cargo de prefeito de Itapetinga disputando com outros dois candidatos: Michel Hagge/Rômulo Coelho-PMDB/PSDB e José Ferreira/Almir Paca-PC do B/PT/PSB. Não conseguiu se eleger naquele ano, mas em 1996 voltou a candidatar-se e dessa vez, numa disputa acirradíssima se elegeu prefeito vencendo os outros 04 candidatos: Rômulo Coelho/Hilda Gama (PMDB/PSDB); Arnaldo Teixeira/Luiz Nova(PSB/PT/PC do B); Jairo Caldas e Adalberto Barros. José Otávio Obteve 13.603 votos, contra 11.676 votos do segundo colocado, Rômulo Coelho.
PRIMEIRA GESTÃO: 1997 a 2001
José Otávio Curvelo tomou posse no dia 1º de janeiro de 1997 e teve como meta prioritária do seu governo diversificar a economia do Município. Através de um importante convênio com o Governo do Estado desapropriou uma área de terra próxima à Vila Isabel para a criação do Distrito Industrial, sendo em seguida instalada a sede da Indústria de Calçados Azaléia do Nordeste S.A., empresa que revolucionou a economia de Itapetinga com a geração inicial de mais de 500 empregos, quando da estruturação desse terreno, e posteriormente chegou a empregar 20 mil funcionários apenas na sede, em Itapetinga, além de galpões/filiais que funcionavam em outros municípios da região.
Na área da educação José Otávio instalou quatro novas escolas rurais: Judith Garcia, Bela Vista, Aquilino Brito e a extensão da Escola Antônio Clarindo. Cada uma delas com uma funcionado em duas classes de ensino básico. Implantou o ensino noturno nas escolas rurais e a alfabetização especial para adultos. Reativou duas outras escolas rurais: Escola Texana e D. Júlia. Reformou a Escola Antônio Clarindo I e iniciou as obras do Prédio Escolar Quintas do Morumbi. Como maior destaque de sua administração nessa área foi celebração de importante convênio com o Governo do Estado para a construção do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, no Bairro Vitória Régia. Na área da saúde José Otávio Curvelo iniciou o projeto de Mutirão de Saúde que atendia diretamente a população carente, uma vez que os mutirões eram realizados nos bairros periféricos da Sede do Município e nos distritos, com serviços preventivos e de controles de diabetes, planejamento familiar e prevenção de DST’s/ Aids, aplicação de flúor, vigilância sanitária, educação ambiental, prevenção e controle da hipertensão. Reformou 05 cinco postos de saúde do Município, ampliou o posto de saúde Roberto Santos e reativou o posto José Luna. Implantou os serviços de restauração odontológica e aplicação de flúor. Municipalizou o PAM Guilherme Dias, implantou o PAC’s – Programa de Agentes Comunitários e o Programa de Combate às Carências Nutricionais. As principais obras que se destacaram na 1.ª gestão de José Otávio Curvelo foram: implantação do Distrito Industrial em 1997, ampliação da pista do aeroporto de 900m para 1500m, implantação do programa hortas comunitárias, reforma das Praças Augusto de Carvalho e da Bandeira, construção do Aterro Sanitário com recursos da Caixa Econômica Federal em parceria com a CONDER, construção da Passarela Lucas da Ambulância no Bairro Otávio Camões e a ponte que liga os bairros Nova Itapetinga/Vila Isabel, além da construção da ponte das Duas Barras. Pavimentou a Avenida das Indústrias e Avenida Governador César Borges. Reformou o Parque Zooboânico da Matinha e construiu a Lavanderia Comunitária Dona Bezinha, no Bairro Vitória Régia. Deu continuidade às obras do Parque Poliesportivo da Lagoa fazendo a iluminação daquele Parque e a recuperação dos boxes e restaurantes ali construídos. Em convênio com o Governo Federal fez a pavimentação de mais de 36.000m de ruas a paralelepípedos e asfaltou toda a extensão da avenida Ciquentenário.
SEGUNDA GESTÃO: 2001 a 2005
José Otávio Curvelo, desfrutando do direito constitucional de disputar o cargo que ocupava em uma reeleição, candidatou-se novamente nas eleições do ano 2000, tendo como companheiro de chapa o pecuarista José Carlos Moura. Naquele pleito somente duas chapas foram lançadas, sendo que a outra era encabeçada por Michel Hagge que tinha como vice o advogado e ex-vereador Isai Amorim. A disputa foi acirrada e só veio a ser decidida no dia da eleição, quando José Otávio Curvelo conseguiu vencer o seu oponente com 14.812 votos. Michel Hagge obteve 14.185 votos. A eleição acontecereu no dia 01 de outubro daquele ano.
José Otávio tomou posse em sua segunda gestão no dia 1º de janeiro de 2001 e dentre as principais realizações pode-se destacar: Implantação do PSF- Programa Saúde da Família, do Governo Federal em convênio com os municípios que permitiu a implantação inicial de 05 unidades em bairros periféricos. A implantação da portaria 304, determinada pelo Ministério da Agricultura, implantação do CAPS – Centro de Atenção-Psicosocial, que está em pleno funcionamento e conta com a atenção e disponibilização de recursos pelo Ministério da Saúde. José Otávio Curvelo implantou o projeto Piscicultura, construiu 72 casas populares no Bairro Américo Nogueira, pavimentou a Rua Joel Santos no Bairro Clodoaldo Costa e em convênio com o Governo do Estado ampliou as instalações da Creche Irmã Dulce, na Nova Itapetinga, e concluiu as obras da Escola Municipal Prefeito Dr. José Otávio Curvelo (atual Colégio Professor Ismael Cruz Lima).
Impossibilitado pela legislação eleitoral de se candidatar ao cargo de prefeito no ano de 2004, José Otávio apoiou a candidatura de José Carlos Moura/Arnaldo Teixeira, sendo estes derrotados pelos candidatos Michel Hagge e Kátia Espinheira.