ITAPETINGA: VEREADOR, SECRETÁRIO OU O VICE-PREFEITO? QUEM SERÁ O CANDIDATO DE RODRIGO HAGGE?

ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO

Historicamente apenas em dois momentos um prefeito de Itapetinga lançou o seu vice como candidato à sucessão municipal: Michel Hagge lançou o vice Rômulo Coelho, em 1996 e José Otávio Curvelo lançou seu vice José Carlos Moura, em 2004. Nenhum dos dois logrou êxito naquelas oportunidades.

Apenas em um momento um prefeito lançou um secretário municipal para concorrer à sucessão. Em 2016 José Carlos Moura lançou o então diretor do SAAE (cargo com status de secretaria), Hildérico Nogueira (Tiquinho), como seu candidato. Curiosamente, o mesmo José Carlos Moura obrigou Tiquinho abandonar a campanha, na reta final da disputa.

Também historicamente nenhum prefeito apresentou um vereador de mandato para sua sucessão.

Tradicionalmente o nome escolhido para concorrer ás eleições com o apoio do prefeito “vinha” de fora do governo. Contudo, neste inicio de 2023, alguns potenciais candidatos a prefeito no pleito de 2024, ligados ao prefeito Rodrigo Hagge, rompe com a trajetória histórica. Dentre os nomes discutidos figuram o vice-prefeito Renan Pereira, o vereador João de Deus e os secretários Fábio Viana (Educação), Gustavo David (Infraestrutura), Luciano Almeida (Meio Ambiente) e Carlito Ferraz (Administração).

É evidente que nenhum desses nomes fora apresentado formalmente pelo prefeito, mas têm sido os mais discutidos junto à população.

Será, enfim, o candidato do prefeito um vereador, um secretário ou o vice-prefeito, quebrando a trajetória histórica, ou aparecerá um “out side” no meio do caminho?

Por Maurício Gohmes