Mais uma alteração aconteceu no secretariado do governo Rodrigo Hagge. Hábil e inteligente, o prefeito Rodrigo mexe nas peças do tabuleiro com vistas a oxigenar sua gestão. Desta vez a mudança ocorreu nas secretarias de meio ambiente e educação, cultura, ciência e tecnologia. Fábio Viana assume o meio ambiente e Luciano Almeida assume a educação, cultura, ciência e tecnologia.
Na educação Fábio Viana teve a oportunidade de mostrar todo seu potencial administrativo e de liderança. Destemido, atuante, lúcido e coerente, deixa um legado de conquistas e inovações. Na cultura, foi sempre presente e sensível às políticas culturais do município, e de uma excelente relação não apenas com a equipe, bem como com os fazedores de cultura. Volta para o meio ambiente com a tranquilidade de já ter administrado a pasta e conhecer todas as nuances do setor, tendo como marca a reabertura do Parque Zoobotânico da Matinha, fechado em 2012, na gestão do prefeito José Carlos Moura, do PT.
Luciano Almeida, vereador licenciado, assumiu o meio ambiente e registrou suar marca, recuperando praças e jardins, trabalhando a despoluição do Rio Catolé, dando uma cara nova e bonita para a cidade. Terá sobre si a responsabilidade de gerir uma secretaria desvinculada de sua formação acadêmica, mas contará com uma equipe determinada e capacitada, que com certeza o ajudará nesta nova empreitada.
Os cargos são políticos e o prefeito é quem nomeia e exonera de acordo com o rumo que quer dar à sua administração. Ambos os secretários foram reconhecidos por sua capacidade, senão o prefeito apenas exoneraria e não renomearia para outro cargo de primeiro escalão. Ambos continuam secretários em pastas diferentes, igualmente dependentes de homens capacitados para a gestão.
Sucesso ao novo secretário de meio ambiente, Fábio Viana, bem como ao novo secretário de educação, cultura, ciência e tecnologia, Luciano Almeida.
Por Maurício Gohmes