ITAPETINGA: JORNADA PEDAGÓGICA DEBATEU ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Nesta quinta-feira, 15, os profissionais da rede municipal de ensino se reuniram do auditório da Uesb para darem início a mais um ano letivo. O tema ‘‘Alfabetização e Letramento, responsabilidade de todos’’ foi escolhido pensando que não se constrói um município verdadeiramente educador sem formar estudantes com total domínio da leitura e da escrita e do entendimento sobre elas.

Entre os objetivos principais está a alfabetização de todos os alunos até o final do segundo ano do Ensino Fundamental e a recomposição da aprendizagem para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram cumprir essa meta. “Mais do que ensinar a ler e escrever, a gente quer ensinar os nossos alunos a responderem às demandas sociais da leitura e da escrita”, disse o coordenador pedagógico, Manoel Neto ao explicar que o processo de letramento vai além da alfabetização e exige maior compreensão, interpretação e utilização, de forma adequada, do que foi decodificado.

A manhã começou com uma apresentação cultural primorosa de alunos da Escola Dona Geni, do Distrito de Bandeira do Colônia. Música e literatura abriram um dia produtivo de improtantes discussões. E para falar com os educadores sobre a importância do letramento, a Secretaria de Educação convidou a professora Manuella Ferraz, historiadora e especialista em psicopedagogia. Após a palestra, os profissionais da rede debateram o tema e seguiram com a capacitação.

Presente na cerimônia de abertura, o prefeito Rodrigo Hagge falou sobre os 8 anos de gestão dedicados à educação. “Esta é minha última participação em jornadas pedagógicas como prefeito. Na minha primeira participação, lá em 2017, nós começamos a construir uma cidade educadora. De lá para cá já foram 44 escolas reformadas. Todas as unidades da rede passaram por alguma intervenção. Tivemos ainda capacitação de professores, oferecemos reforço escolar para suprir os danos da pandemia, promovemos inclusão… o resultado já pode ser colhido com uma elevação nos índices de proficiência em português e matemática e serão vistos na formação de cidadãos mais conscientes”, disse o prefeito.

A programação se estendeu ainda pela tarde, com estudo do PPP e elaboração de plano de ações para as unidades escolares. À noite será a vez de debater a Educação de Jovens e Adultos no Centro de Formação Augusto de Carvalho.

No dia 16, os profissionais se encontrarão em suas respectivas escolas para uma reunião pedagógica e planejamento da primeira semana de aula.