O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera isolado nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022. Foi o que revelou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5).
Segundo o levantamento do instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro vence com folga em todos os cenários de primeiro turno da pesquisa estimulada, que é quando o entrevistador apresenta uma lista com os nomes dos possíveis candidatos.
Os números mostram que Bolsonaro vence, deixando Sergio Moro, Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB), João Amoedo (Novo), Eduardo Leite (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Mandetta (DEM) e Luciano Huck comendo poeira. Esta rodada não contemplou eventuais disputas pelo segundo turno da corrida eleitoral.
O fato curioso é que o percentual de pessoas que prefere anular o voto ou votar em branco é maior que os pontos percentuais alcançados individualmente por cada um dos possíveis candidatos Sergio Moro, Ciro Gomes, Fernando Haddad, João Dória, João Amoedo, Eduardo Leite, Guilherme Boulos, Mandetta e Luciano Huck. Só Lula ganhou dos brancos e nulos, mesmo assim, com uma margem bem apertada.
Metodologia
O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2080 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 196 municípios brasileiros durante os dias 25 de fevereiro a 01 de março de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 904 entrevistas, 4,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 559 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 315 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 302 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.
FONTE: PORTALNOVONORTE.COM.BR