ITAPETINGA: CONTROLAR O ACESSO À CIDADE É MEDIDA NECESSÁRIA?

ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO

Embora haja controvérsias, a atitude tomada pelo Gabinete de Crise da Prefeitura Municipal de Itapetinga foi correta, ao estabelecer o controle de acesso ao Município? Seguem abaixo as justificativas para a referida medida:

Foto Reprodução: ASCOM/PMI

Após análise do perfil dos casos confirmados de Covid-19 em Itapetinga, a prefeitura entendeu que todas as contaminações aqui registradas tiveram origem em outros municípios. Assim, buscando evitar o aparecimento de novos casos e maior circulação do vírus, a secretaria de saúde intensificou as barreiras sanitárias.

A partir desta segunda, 11, após a contratação de uma empresa de segurança particular, a barreira passará a funcionar 24h (durante o dia, com o efetivo do Tiro de Guerra e, à noite, com o grupo de segurança contratado).

De acordo com determinação municipal, a partir do dia 11, está proibida a chegada de pessoas de outros municípios em Itapetinga. Veículos em trânsito para outras cidades que necessitem passar por Itapetinga, terão que aguardar em fila indiana, por uma escolta que os conduzirá ate a próxima barreira, evitando que eles transitem pelo município.

Moradores de Itapetinga deverão provar sua situação com um comprovante de residência. Caso não estejam portando um, os viajantes deverão aguardar até que alguém leve o documento para eles.

Ônibus não poderão passar pelas barreiras, com exceção aos circulares das empresas de transporte municipal como Viação Itapetinga e Transnacional.

Caminhoneiros, fornecedores ou entregadores precisarão apresentar a nota fiscal de entrega do produto para entrar na cidade.

Além disso, poderão ultrapassar as barreiras pessoas que estejam buscando assistência médica de urgência, sendo proibida a entrada para tratamentos ou procedimentos eletivos.

Aqueles que apresentarem sintomas gripais ou febre serão impedidos de entrar. Itapetinguenses sintomáticos serão encaminhados para isolamento e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

As medidas visam proteger os itapetinguenses, reduzir a circulação de pessoas e evitar a proliferação do vírus. Elas serão reavaliadas semanalmente e as determinações poderão ser alteradas a depender do cenário encontrado.

FONTE: ASCOM/PMI