ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO
Comentando com um amigo sobre a alegria de saber que o Parque Zoobotânico da Matinha será reaberto, ele compartilhou do mesmo sentimento e em seguida me questionou: “E o Museu???”.
Boa pergunta. E o Museu de Arte e Ciência de Itapetinga, que por 15 anos ficou fechado e em 2010, com o esforço concentrado deste editor que à época era o Diretor Municipal de Cultura, foi reaberto e posteriormente ampliado, recebendo em média mais de mil visitantes por mês, em sua maioria jovens estudantes da cidade e de municípios vizinhos?
Eu estava na Europa quando soube de um vendaval que fez um estrago em vários imóveis particulares e públicos e, dentre eles, o prédio que abrigava o Museu de Itapetinga, destruindo parte do telhado. Tudo bem, normal. Mas isso aconteceu no final de 2019 e, mesmo com toda estrutura da Prefeitura Municipal, como mão de obra, material tipo cimento, telhas, madeiramento e outros, a manutenção não foi feita e hoje já contamos com mais de 02 anos com o Museu fechado e suas peças, que às duras penas conseguimos recuperar, novamente estão distribuídas em salas de prédios públicos da Cidade, sem a devida manutenção.
Muito triste ter que dar essa resposta ao amigo e dividir com ele a indignação por essa inércia e falta de habilidade do Poder Público Municipal em se resolver um problema pontual, no momento em que a intempérie aconteceu. O Museu não precisava ser fechado só por conta do vento ter retirado parte do seu telhado. E se fechou, não deveria demorar tanto em reabrir.
Se o governo José Carlos Moura ficou marcado como aquele que fechou a Matinha, o governo Rodrigo Hagge fica marcado como aquele que fechou o Museu.
José Carlos Moura ficou por dois mandatos e não reabriu a Matinha. Ficará Rodrigo Hagge até o final de sua segunda gestão sem reabrir o Museu???
Por Maurício Gohmes