ITAPETINGA: SUDOESTE BAIANO
Não causou nenhuma surpresa a antecipação da eleição para composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga. Também vale a ressalva de que a antecipação não fere o Regimento Interno da Casa.
O presidente Valquírio Lima definiu a data de 22/04, às 9:00h da manhã, para a eleição, mas quem são os candidatos à presidência e quais as chances de cada um deles?
Figuram como nomes fortes na disputa o do vereador Hildérico Nogueira/PDT (Tiquinho) pela oposição, e o do vereador e ex-presidente da Casa, João de Deus/MDB, pela situação.
Por ser um poder independente, democraticamente chapas podem ser formadas com vereadores de situação e oposição, desde que no consenso se chegue a um denominador comum. Contudo, nossa redação procurou informações diretamente na fonte e fomos informados de uma reunião que houve entre o prefeito Rodrigo Hagge/MDB e os vereadores da bancada do seu partido e ficou definido apoio total dos emedebistas Tarugão, Luciano Almeida, Manu Brandão e Peto, que somados ao também vereador do MDB, João de Deus, totalizam 05 (cindo) votos. Segundo fonte fidedigna João de Deus tem ainda garantidos os votos de Anderson da Nova/União Brasil, Pastor Evandro/PSD, Gegê/PSB, além da possibilidade dos votos de Tuca da Civil, Neto Ferraz e Helder de Bandeira.
Como João de Deus e o MDB saíram na frente nas articulações, compete a Tiquinho Nogueira, nome até a semana passada tido como certo para suceder Valquírio Lima, tentar reverter o quadro e manter o apoio anteriormente oferecido a ele, que somavam mais de 08 votos, a maioria simples para eleição do novo Presidente.
Como historicamente a eleição para a Mesa Diretora da Câmara é uma incógnita, o resultado só será conhecido na manhã der sexta-feira, 22 de abril. O fala Meu Ilustre estará lá, para conferir.
Por Maurício Gohmes