
Embora em expansão Itapetinga ainda não é uma cidade de grande porte e, como toda cidade de pequeno ou médio porte, ela reverbera bem toda e qualquer informação sobre a política local, sobretudo quando a informação traz em seu protagonismo figuras conhecidas no contexto político da Cidade.
Repercutiu bem a propaganda do Partido dos Trabalhadores – aqui em Itapetinga sob o comando de André Dantas – informando as ações que serão empreendidas pelos governos estadual e federal.
Até aí, nada demais. A polêmica começou quando alguém notou a ausência da fotografia de Cida Moura juntamente com Lula, Jerônimo, Rosemberg, Sibele e João de Deus, afinal ela foi candidata a prefeita nas últimas eleições obtendo quase 18 mil votos. Seu esposo, o ex-prefeito José Carlos Moura é filiado ao PT, mas porque ela não aparece na foto promocional?
Questionei um dos dirigentes do PT em Itapetinga e ele me disse que na propaganda só poderiam ser colocadas fotografias de filiados ao PT e Cida Moura é do PSD. Esse mesmo dirigente disse que Cida Moura não exerce nenhum mandato eletivo e não ocupa nenhum cargo na administração estadual ou federal.
Fui obrigado a discordar deste dirigente e lhe informar que do ponto de vista eleitoral, ou eleitoreiro, como queira, a oposição só perde em excluir a figura pública e política da ex-candidata Cida Moura, que é quem deveria capitalizar sobre esta informação e expliquei o porquê de concordar que a exclusão foi propositada.
Primeiro, se a peça publicitária (outdoor) foi custeada com verba oficial, ou seja, do governo do Estado, não poderia aparecer nenhuma outra figura senão a do governador Jerônimo Rodrigues, logo, da mesma forma que não poderia aparece a foto de Cida Moura, também não poderia aparecer a foto de nenhum outro membro do PT, mesmo sendo de lideranças do Partido dos Trabalhadores. Com relação a Cida Moura não ocupar cargo eletivo ou nomeado na administração estadual, João de Deus também não ocupa, mas está na foto.
Segundo, se a peça publicitária foi custeada pelo Partido dos Trabalhadores, nada impedia de que este colocasse a foto da ex-candidata das oposições nas eleições passadas, com quase 18 mil votos, mesmo porque se o projeto futuro de retomada do poder municipal perpassa pelo nome dela, nada mais coerente do que “linkar” o nome e a imagem de Cida Moura com as ações do governo do Estado.
Por fim, é bom deixar claro que o PT não tem a obrigação de colocar a foto de ninguém, senão aquelas que julgarem conveniente, em suas peças publicitárias. Logo, se não colocou a foto de Cida Moura foi porque não quis, e pronto. Não cometeu crime nenhum, a não ser o de tentar “enterrar” uma liderança emergente na política local. Menosprezar 18 mil votos não me parece ser uma atitude inteligente.
2026 é logo ali e Cida Moura será convocada a trabalhar em função da reeleição do governador e de outras lideranças políticas. Esconder sua imagem da propaganda das oposições não me parece muito sensato.
Enquanto isso o prefeito Eduardo Hagge segue trabalhando e transformando Itapetinga com um Governo Humanizado.
Por Maurício Gohmes
abril 14, 2025, 2:09 pm
Cida Moura não foi excluida,apesar dela não ser afiliada do PT,o partido dela é o PSD,que é aliado do PT. Cida Moura ainda é uma forte candidata a prefeita de Itapetinga pela oposição.