Uma parceria entre Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia com o instrumental Alumei levará música e arte para as escolas municipais. Idealizado pelo professor do IF Baiano, Tiago Mota, o Alumei surgiu em 2020, com um duo de pandeiro e pífano. O projeto cresceu e, em 2021, representou a música nordestina em um evento na cidade de Chiapas, além de participar de diversos editais de fomento à cultura do estado.
Com a experiência, novos diálogos surgiram e deles, a identificação do desejo de alguns músicos da cidade de tocarem músicas que fujam do que hoje apresenta a indústria fonográfica. Foi daí, então, que o professor iniciou um projeto de extensão intitulado: “Prática Coletiva da Música Popular: um resgate profissional dos músicos de Itapetinga”. Além de estudar os impactos socioeconômicos da trajetória de músicos que investem a música popular, o projeto visa a integração da música com as comunidades e com a diversidade cultural e musical de nossa região, além de fortalecer a cultura popular brasileira.
De acordo com o secretário Fábio Viana, a parceria possibilitará a realização de concertos musicais exclusivos de músicas populares. Além disso, existe a proposta de, a partir do próximo ano letivo, realizar iniciação musical entre os alunos da rede.
“A gente tem observado um empobrecimento cultural entre os nossos jovens. Apresentar toda a potência e qualidade da nossa música popular, mostrar o quanto ela fez e faz parte da nossa história e o quanto ela tem a nos acrescentar é uma tentativa de resgatar essa cultura perdida, criar a nossa própria identidade e promover maior conhecimento”, explicou o secretário Fábio Viana.