ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO
Após intensas discussões entre a APLB-Sindicato e a Administração Municipal sobre recomposição salarial e atualização do piso, o desfecho final foi a deflagração da greve dos profissionais da educação do município de Itapetinga, divulgada já na sexta-feira, 07, pelo Sindicato que representa a categoria para ter inicio no próximo dia 10/07, segunda-feira.
A greve é um direito legal e pode ter duração determinada, ou não.
Na mesa de negociação a administração apresentou um aumento imediato de 6% que, progressivamente, chegaria a 14,95% até o mês de dezembro, proposta recusada pela APLB que exige reajuste imediato de 26%.
O secretário de Educação ressalvou que, para além da questão salarial outras condições melhoradas de trabalho aos profissionais da educação e bem estar e melhor condição de aprendizado dos alunos foram implementadas ao longo da gestão.
Ainda no sábado, 08/07, o secretário de Educação, Fábio Viana, divulgou vídeo oficial garantindo a manutenção das aulas para os alunos das escolas do Campo, das creches, da educação infantil, das escolas cívico-militares (Augusto de Carvalho e Nair Jandiroba) e para o ensino Fundamental I (do 1º ao 5º).
Segundo Viana, todo esforço foi feito no sentido de se chegar a um acordo e o mesmo não sendo viabilizado, a greve foi deflagrada.
Confira a fala do secretário no vídeo abaixo: