A prefeitura de Itapetinga entregou, na manhã desta sexta-feira, 12, a sede do Cefopi – Centro de Formação Profissional de Itapetinga. Fruto de um trabalho conjunto entre prefeitura de municipal e Justiça do trabalho, o centro tem o objetivo de promover a profissionalização de cidadãos em vulnerabilidade social. O trabalho do novo centro será capaz de proporcionar geração de renda extra e melhor colocação no mercado de trabalho, quebrando o ciclo de pobreza combatendo desigualdades.
Toda as salas foram equipadas para promover aulas teóricas e práticas. Lavatórios, cadeiras de cabeleireiros e manicures, máquinas de costura, cozinha industrial e todo equipamento necessário para a formação de profissionais capacitados foram instalados no centro. A partir do dia 29 de julho, a população já poderá desfrutar dos cursos oferecidos pelo Cefopi. Entre as primeiras capacitações que serão oferecidas pelo Senac estão as de auxiliar de cozinha, culinária de forno, salgados comerciais, pães artesanais, oficinas de hambúrguer, risoto e pizza, preparo de bolos, tortas e doces finos. Além disso, as salas de manicure, costura e o salão de beleza também receberão alunos para aprender ou aperfeiçoar o ofício. Assim, serão oferecidos os cursos de corte e escova, técnicas de maquiagem, manicure e pedicure e curso básico de corte e costura. Na sala de gestão, mais dicas para se destacar no mercado de trabalho com cursos de marketing digital e excelência em vendas.
O Cefopi é mais um equipamento de desenvolvimento, uma ferramenta de promoção de novos e grandes futuros. Investir em capacitação traz implicações diretas no desenvolvimento econômico de um município. Uma força de trabalho bem-educada e qualificada é essencial para impulsionar a produtividade e a inovação. Isso, aumenta a competitividade, atrai investimentos e estimula o crescimento econômico.
Durante a cerimônia de entrega, o presidente do TRT Bahia, Jeferson Muricy, falou sobre a importância de formar e preparar pessoas para o mercado de trabalho como forma de dar dignidade ao ser humano. “Esse centro de formação é a expressão de algo muito significativo. Ele nasceu da tragédia que foi o trabalho escravo. Foi do resgate de trabalhadores escravos em Aracatu que surgiu o primeiro centro. Como disse Caetano Veloso, “a força da gana ergue e destrói coisas belas”. Aqui a gente vê a força do trabalho de um prefeito e de toda a gestão para produzir potência, progresso e beleza”, disse Muricy.
Ao entregar o equipamento à população, o prefeito Rodrigo Hagge fala sobre a importância do legado capaz de transformar vidas. De acordo com o prefeito, no momento em que Itapetinga vive um período de aumento na oferta de vagas de emprego, o Cefopi chega para capacitar a mão de obra e oportunizar novas fontes de renda, melhorando a vida da população. “Quando começamos essa parceria, imediatamente eu pensei neste espaço onde antes funcionava o Bolsa Família. Nós, então, descentralizamos o programa, levando o serviço para mais perto da população e trouxemos para cá, próximo à Central de Abastecimento, lugar de empreendedorismo individual e grande fluxo de pessoas, este nosso centro de profissionalização. O Cefopi será capaz de oferecer capacitação e, consequentemente, oportunidade de os itapetinguenses sonharem mais alto e buscarem um futuro melhor”, concluiu o prefeito.