ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO
Nascido em Viçosa-MG Joauro Soares Matos Santos veio para Itapetinga com apenas 10 meses de idade e aqui foi criado com muito cuidado, responsabilidade e amor por sua mãe, a professora Júlia Lícia Matos. Iniciou os estudos no pré-escolar na Escola Mundo Encantado e no Colégio São José estudou o Fundamental 1 e 2, passou pelo IF-Baiano (por pouco tempo) e por fim, estudou na Cooedita, onde concluiu o ensino médio.
Após concluir o ensino médio Joauro foi para Minas Gerais fazer faculdade de engenharia mecânica na UFMG e, em 2021, foi contemplado para participar da mobilidade acadêmica no RWTH Aachen University na Alemanha.
Abaixo a íntegra de uma entrevista concedida por Joauro Matos à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG sobre sua experiência enquanto estudante, no exterior.
Estudante do curso de Engenharia Mecânica, Joauro Soares Matos Santos, participa desde de 2021 de mobilidade acadêmica no RWTH Aachen University na Alemanha. Sua mobilidade ocorreu por meio do programa Minas Mundi, e em entrevista à DRI, Joauro contou mais detalhes de sua experiência.
Equipe DRI: Por que escolheu esta universidade/país?
Joauro: A RWTH Aachen University é uma das mais renomadas e conceituadas instituições de ensino em engenharia do mundo, conhecida pelo seu ambiente inovador e internacional, localizada na cidade de Aachen, na tríplice fronteira entre Alemanha, Bélgica e Holanda. Outro fator decisivo foi que ela possui estudantes de mais de 120 nacionalidades, possibilitando um intercâmbio cultural incomparável.
Equipe DRI: Quais eram as suas expectativas? Elas foram atendidas?
Joauro: Minhas expectativas eram de me desenvolver acadêmica, profissional, cultural, linguística e socialmente. Todas foram atendidas e a cada dia que passa são superadas ainda mais!
Equipe DRI: O que você mais gostou de conhecer no país que visitou?
Joauro: A região da Baviera, onde existem grandes alpes nevados, lagos como o Schönau am Königssee e belezas naturais incomparáveis. Além disso, amei conhecer os castelos alemães Neuschwanstein, Drachenburg e o Nymphenburg e as catedrais Kölner Dom e a Aachener Dom.
Equipe DRI: Você teve alguma experiência ou aprendizado marcante que gostaria de compartilhar?
Joauro: Um dos maiores aprendizados foi o de que não importa as diferenças culturais, é possível fazer amizade com qualquer pessoa de qualquer parte do mundo! Até o momento, fiz amizades com pessoas de mais de 20 países diferentes. Por conta disso, aprendi a respeitar mais as diferentes culturas e a me socializar nos mais diferentes ambientes.
Equipe DRI: Algumas pessoas possuem muito receio quanto ao intercâmbio. Às vezes pela dificuldade do processo ou por insegurança de ir para outro país. O que você diria para essas pessoas?
Joauro: Todo o esforço e dedicação irão valer a pena, por mais difícil que pareça ser no começo. A recompensa é gratificante, e cada hora de trabalho para conseguir estudar fora será retribuída. Minha dica para ter sucesso é: FAÇA AMIGOS! Participe de eventos, procure uma associação de estudantes internacionais, converse com pessoas, seja amigável, programe viagens em grupo.
Equipe DRI: O quão importante para você foi a mobilidade? Acredita que contribuiu com sua formação?
Joauro: A mobilidade foi uma das etapas mais importantes de toda a minha formação e me possibilitou um crescimento pessoal, profissional e acadêmico, além das experiências interculturais e sociais que foram muito valiosas.
Por Maurício Gohmes