Em 1982 Michel Hagge foi eleito prefeito de Itapetinga pela primeira vez , com uma votação que por pouco não ultrapassou a som dos votos de todos os outros quatro candidatos juntos: Felício Brito, Evandro Andrade, Américo Nogueira e Izai Amorim.
Foram três mandatos de prefeito e dois mandatos de deputado estadual, sempre pelo mesmo partido, o PMDB. Michel teve a satisfação de ver sua filha, a saudosa Virgínia Hagge ser eleita vereadora de Itapetinga, presidente da Câmara Municipal e deputada estadual, também, pelo PMDB.
Mais recentemente, seu neto, Rodrigo Hagge, foi eleito prefeito de Itapetinga, em 2016, sendo reeleito em 2020.
O nome Hagge tem tradição e respeito da comunidade itapetinguense, resultado de relevantes serviços prestados ao longa da história.
Figura determinada, mas também um amigo de todas as horas, Michel Hagge se consolidou como a maior liderança política de Itapetinga desde o fim da era “o sapo e o jacaré” e seu protagonismo político foi dividido com o Dr. José Otávio Curvelo, também prefeito eleito por dois mandatos, sendo ambos antagônicos um à política do outro, até que no ano de 2014, Michel Hagge e José Otávio decidem exercer suas lideranças políticas em favor der Itapetinga, formando a aliança DEM/PMDB, que elegeu a chapa Rodrigo Hagge/Renan Pereira, em 2016, sendo essa mesma chapa reeleita para mais um mandato.
São 96 anos de vida, dos quais a maior parte dela dedicada a Itapetinga.
Hoje, 05 de dezembro, Michel Hagge completa mais um ano de vida rodeado de amigos, seguidores e admiradores. Sua história se confunde com a história de Itapetinga.
Parabéns a grande líder Gabiraba, Michel Hagge!
Por Maurício Gohmes