REGIÃO: PREFEITOS DE IBICUÍ E IBICARAÍ TÊM MANDATOS CASSADOS. PREFEITA MONALISA RETORNA AO CARGO

Muito movimentado o início desta semana no Território Médio Sudoeste da Bahia. No campo político e administrativo dois prefeitos, Salomão Cerqueira (PSD), de Ibicuí, e Monalisa Tavares (União Brasil) de Ibicaraí, além do vice-prefeito de Ibicuí, Doda Morais (PP), tiveram perda de seus mandatos por ação do MP e Justiça Eleitoral.

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, foi afastada do cargo após a Câmara de Vereadores da cidade atender a cobrança do Ministério Público Federal (MPF). O MPF exigiu o cumprimento da decisão da Justiça Federal, já transitada em julgado no Superior Tribunal de Justiça. Como a mesma teve seu afastamento por acusação de improbidade administrativa, durante o exercício do atual mandato, o vice-prefeito Jonathas Soares não teve seu mandato suspenso, podendo assumir em lugar da prefeita.

Já o prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira e seu vice Doda Morais tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral após decisão proferida pelo juiz Deiner Xavier Andrade, da 146ª Zona Eleitoral de Iguaí. O magistrado ainda declarou que prefeito e vice estão inelegíveis por oito anos. A ação foi movida pelo ex-candidato Rone Morais (MDB) que acusou a chapa eleita de abuso de poder econômico e político. Como a ação condenatória refere-se ao período eleitoral a cassação da chapa interrompe os mandatos de prefeito e vice-prefeito, podendo assumir o cargo o presidente da Câmara de Vereadores para condução de eleições complementares, apesar de que a decisão cabe recurso.

PREFEITA MONALISA RETORNA AO CARGO

Nesta quinta-feira (17), a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares (União Brasil), obteve uma vitória judicial que a reconduz ao cargo. O desembargador federal Marcus Vinicius Reis Bastos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu uma decisão que suspende os efeitos da sentença que havia determinado a perda dos seus direitos políticos por cinco anos.

As decisões legislativas e  judiciais com relação a esses municípios movimentaram a cena política na Região.

Por Maurício Gohmes